Folha Ubajarense » Operação Caça-Fantasma prende filho de ex-prefeito
Entrevistas e Homenagens

Confira as entrevistas concedidas ao Jornal Folha Ubajarense. Em breve a sessão Homenagem Póstuma estará disponível

Ibiapaba online

Notícias da Ibiapaba:Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Guaraciaba do Norte e Carnaubal

Polícia

O interior do Estado do Ceará não é mais o mesmo. Violência, criminalidade e acidentes no trânsito fazem parte da rotina

Ubajaridade

A essência de ser ubajarense permanece arraigada nos habitantes dessa cidade pacata e de clima agradável

ümor

Artigos, Crônicas, Piadas. Tudo aquilo que você não precisa saber para viver com dignidade e qualidade de vida está aqui

الرئيسة » Ibiapaba online

Operação Caça-Fantasma prende filho de ex-prefeito

أرسلت بواسطة Monique Gomes في quarta-feira, 29 junho 201113 تعليقات

Presença da Polícia na residência do ex-prefeito. FOTO:DANIEL MARTINIANO

 Três milhões em cheques, euros e dólares. Essa foi a quantia encontrada na residência de Gilberto Moita Filho, filho do ex-prefeito de Tianguá, Gil Moita, no dia 28 de junho. Essa ação faz parte da “Operação Caça-fantasma” da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), em ação conjunta com o Ministério Público Estadual deflagrada pela Polícia nos municípios de Tianguá, Ubajara e Santana do Acaraú.I

O ex-prefeito é acusado de fazer parte de esquema que fraudava licitações para locação de veículos em Santana do Acaraú e outras cidades da região, como em Ubajara. A polícia cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão de documentos que podem comprovar fraudes em processos de licitação Falsas empresas eram contratadas sem ter nenhum carro. As fraudes chegam a R$ 2,5 milhões em 2010 e 2011. Foram presos uma pessoa ligada ao transporte escolar de Santana de Acaraú e três representantes ou proprietários de empresa de locação.I

A “Operação Caça-Fantasma” aconteceu nas cidades de Santana do Acaraú, Tianguá e Ubajara, onde o ex-prefeito tinha instalada as empresas laranjas. Da Redação, Monique Gomes. I

13 تعليقات »

  • silvio said:

    Atenção, ele está sendo preso não é pela gestão de quando era prefeito e sim por empresas laranjas, besteira né pessoal todo canto tem laranja, certo .

  • Monique Gomes (author) said:

    O ´alvo´ da operação foram fraudes em licitações para locações de veículos feitas pela Prefeitura de Santana do Acaraú (a 200Km de Fortaleza).

    O primeiro a ser capturado foi o pregoeiro e coordenador de transportes do Município de Santana do Acaraú, Manoel Messias Rodrigues. Na residência dele, os policiais apreenderam pastas e computadores. Depois se dirigiram para residências de familiares e de outras pessoas ligadas à Coordenadoria de Transportes e, por último, apreenderam pastas e documentos nas secretarias de Obras e Educação.

    Ao mesmo tempo, equipes da Divisão de Homicídios, e da Delegacia de Capturas chegavam à cidade de Tianguá e efetuaram a prisão do ex-prefeito daquele Município, Gilberto Moita, acusado de envolvimento em um esquema de fraude de processos licitatórios; o dono da empresa ´R.T.S. Locação de Veículos´, Ronaldo Teixeira Santos; além de Jean Carlos Aguiar, diretor da empresa ´J.C. Locação e Eventos´. Em Fortaleza, policiais prenderam outro envolvido nas licitações, Gilberto Moita Filho, filho do ex-prefeito de Tianguá.

    Outro acusado, Victor de Castro Moita (também filho do ex-prefeito), apresentou-se espontaneamente, na sede da Polícia Civil e foi levado para sua terra natal. O único fugitivo é José Auricélio Vital Júnior, presidente da Comissão de Licitação de Santana do Acaraú.

    O ex-prefeito Gilberto Moita já havia sido condenado em 2009 pelo Tribunal de Conta da União (TCU) a devolver R$ 265.484,26 ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por não comprovar a aplicação de recursos federais repassados à cidade de Tianguá. Em Ubajara, as buscas e apreensões aconteceram no escritório de uma das empresas envolvidas no esquema de licitações fraudulentas.Fonte.Jornal O Povo

  • Monique Gomes (author) said:

    ENTENDENDO A FRAUDE

    Um grupo liderado pelo ex-prefeito de Tianguá Gilberto Moita é acusado de criar falsos processos licitatórios para atender os serviços de transporte escolar.

    O esquema se baseava na contratação de empresas fantasmas, uma delas chamada JC Locações e Eventos, que sublocava totalmente o serviço à população de Santana.

    A segunda tem nome RTS de Sousa Locação. Ambas estão endereçadas no município de Ubajara, mas atuavam em Santana do Acaraú, Acopiara, Itapipoca e Acaraú. Outros municípios podem também estar envolvidos.

    Cerca de 50 processos licitatórios foram investigados, a fraude acontecia quando o próprio grupo forjava procedimentos obrigatórios para o certame, como assinaturas e autorizações.

    Um “check list” era, inclusive, afixado na primeira página dos documentos irregulares, indicando por quais etapas de falsificação já passaram e ainda faltavam passar.

  • Informativo said:

    Olha teve gente em Ubajara que nem dormiu essa noite, acahando que a operação era pra eles. Tenham calma a vez dos senhores vai chegar.

  • Informativo said:

    Uma das empresas do Gil Moita aqui em Ubajara, pasmem, o endereço é aquele terreno entre os restaurantes Nevoar e o Portugues.

  • Joaozinho said:

    Isso era p/ ta acontecendo era aqui em Ubajara p/ prender pelo menos a metade desses ladroes que estão nessa gestão…

  • Roberto Carlos said:

    Parece que os laranjais de ubajara vão desaparecer por uns tempinhos; verifiquem os carros que pertencem a Locadora Alocar.é só uma dica.esses carros que são de ubajara mais a placa é de fortaleza, prestem atenção.

  • Renato said:

    O que não falta é irregularidade no município:cargos comissionados pra amigos do prefeito, pessoas laranjas recebendo dinheiro..Oprefeito diz que não tem medo de justiça, mas…ele deve tá sem dormir esses dias.Se preocupe não , prefeito, sua hora ainda vai chegar.

  • Informativo said:

    Um dia eu ainda vou ver os Laranjas de Ubajara, pagarem por todos os crimes que cometeram nas gestões . Isso pode até demorar mais um dia vai chegar. Roberto Carlos a Locadora Alocar tem endereço em Fortaleza , mas prestam serviços aqui. Dizem que ela pertece ao Gil Moita.(editado).

  • Pedro Henrique said:

    É meus amigos, eles não fazem mais nem questão de esconder as mutretas, se vê pelas viagens, pelos carros novos, comprados com um salário modesto pago pela Prefeitura… como é isso? Eu me lasco de trabalhar, ganho um salariozim mais ou menos e ando de moto porque meus proventos não me permitem ter um carro rsrsrsrsrsrss e a gnt só vê esses cabras com roupa de grife, bebendo uísque no Nevoar, eu hein… mas espere aí que um dia a casa cai, veja o exemplo de Santana do Acaraú…

  • Informativo said:

    VOCÊS TEEM INTERESSE REALMENTE, QUE UMA INVESTIGAÇÃO COMO A OPERAÇÃO CAÇA-FANTASMA, CHEGUE A UBAJARA. É O SEGUINTE, NO PODER PÚBLICO ESTADUAL EXISTE UMA PROCURADORIA DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PROCAP) O COORDENADOR DELA É O PROCURADOR BENON LINHARES NETO. vAMOS MANDAR E-MAILS FALANDO DA SITUAÇÃO DE UBAJARA DOS LARANJAS E DE TUDO QUE NÓS SABEMOS E PEDIRMOS QUE UBAJARA ENTRE NA LISTA DE PREFEITURAS A SEREM INVESTIGADAS. O E-MAIL DELE É benon.neto@mp.ce.gov.br

  • RENATO said:

    É BRINCADEIRA O QUE FAZEM COM O DINHEIRO PULBICO, ESSES POLITICOS NÃO TEM VERGONHA NESSA CARA DELES, ROUBAM MESMO É NA LATA E NÃO TÃO NEM AI, A IMPUNIDADE É MAIOR QUE O PROPRIO ROUBO! VO TE FALAR VIU…QUE DEUS OLHE PELA POLULAÇÃO DESSE PAIS, POIS TUDO JÁ COMEÇA LÁ EM BRASILIA.DF.

  • VOZ DA VERDADE said:

    TENHO UMA AMIGA QUE JÁ FOI PREFEITA E ELA DISSE QUE NO FINAL DAS CONTAS ESSES POLITICOS VÃO TER QUE DEVOLVER CENTAVO POR CENTAVO OU ENTAUM SERÃO PRESOS, VAMOS VER COMO VAI FICAR ISSO AI, A POPULAÇÃO TEM QUE COBRAR POIS É DIREITO DA MESMA. NA MINHA CIDADE É UMA VERGONHA, “”LARANJAL”" AQUI É COISA DESENFREADA, “VIROU MODA”, QUANDO OS ÓRGÃO DE FISCALIZAÇÃO VEM ELES FAZEM É AVISAR, AI DA TEMPO OS PUXA SACOS ARRUMAREM TUDO, ATÉ PREPARAM UM BANQUETE COM DIREITO A LEVAR UMA CASTANHAZINHA DE CAJU PRA CASA… OW PAIS “DEMOCRATICO ESTE” AS PESSOAS NÃO AGUENTAM MAIS! !

FAZER UM COMENTÁRIO

Participe. Deixe seu comentário aqui